COLEÇÃO KUN KHYEN DE LONGCHENPA
Preservando a Luz Radiante do Conhecimento
O Projeto Yeshe-De foi fundado por Tarthang Tulku, um lama tibetano que também é um refugiado. Perfeitamente ciente do valor do patrimônio escrito do Tibete e dos sacrifícios que os tibetanos fizeram para protegê-lo, Tarthang Tulku criou uma editora, e iniciou uma gráfica, dando início ao maior projeto editorial dos nossos tempos, com o objetivo de preservar os textos sagrados budistas, um tesouro vivo de ensinamentos, para o qual tantos tibetanos arriscaram suas vidas.
Assim começou um esforço de conservação em larga escala que finalmente iria dar nova vida ao frágil patrimônio tibetano. “Yeshe De”significa “campos de conhecimento”.
O Brasil agora tem a oportunidade de participar destes projetos editoriais e contribuir para a preservação destes ensinamentos que espalham uma semente de paz e harmonia entre todos nós.
COLEÇÃO KUN KHYEN DE LONGCHENPA
O mestre onisciente Longchenpa da linhagem Nyingma nasceu no Tibete central em 1308. Em sua breve vida de 56 anos, ele se tornou o mestre de maior destaque da linhagem Nyingma e autor de um corpo extraordinário de ensinamentos que são tesouros profundamente preciosos não só da cultura tibetana, mas da civilização mundial.
Sendo uma das três principais manifestações de Manjushri a ter ensinado no Tibete, Longchenpa também é considerado como uma manifestação do Vidyadhara Vimalamitra, que prometeu voltar uma vez a cada século para defender os ensinamentos, e portanto, deve ser reverenciado como companheiro inseparável desse antepassado iluminado da linhagem Dzogchen.
Passando quase toda a sua vida praticando em lugares remotos, Longchenpa escreveu e compilou cerca de 250 obras, tornando-se um dos mestres mais eruditos da história do Tibete. Também como filósofo budista, a sabedoria de Longchenpa e atividade iluminada é igual a dos panditas indianos mais ilustres.
"Estou imensamente grato que estes manuscritos de Longchenpa sobreviveram por cerca de 700 anos, e se eu tiver a habilidade de estender sua longevidade, sinto-me honrado de aceitar essa responsabilidade."
~ Tarthang Tulku Rinpoche