top of page

KARMA CHAGME

(Karma Chags-med)

Sete reencarnações de ensinamentos e práticas.

Karma_Chakme.jpg

Karma Chags-med mkhas grub ra ga a syas
(1613-1678 DC)

Estamos muito felizes em oferecer as obras coletadas do grande Karma Chags-med à Sangha Tibetana.

Nascido perto de Ri-bo-che, no distrito de Ngoms, em Khams, Karma Chags-med recebeu treinamento dos mais famosos mestres de Nyingma e Kagyu de sua época. Vindo originalmente da linhagem gnas-mdo bka-rgyud, ele estava intimamente associado à notável gter-ston gNam-chos Miigyur rDo-rje, que começou a receber suas revelações por volta dos 13 anos, produzindo treze volumes de gter- antes de falecer aos vinte e poucos anos.

 

Karma Chags-med foi fundamental para dar aos praticantes acesso a esses tesouros.

Um professor famoso e querido da tradição dPal-yul em Khams, o Karma Chags-med pode ser mais conhecido por ter criado o Karma Chags-med Zhi-khro Thos-grol, o maior e mais elaborado sadhana de Karma Gling-pa s Bar-do Thos-grol, ou Libertação ao Ouvir no Estado Intermediário. Uma de suas composições mais amadas é o bDe-smon, a aspiração a renascer no reino puro de Sukhavati. Embora ele não seja famoso por sua expressão elegante ou poética, o grande intelecto intelectual do século XX admirava sua linguagem simples e expressiva.

A linhagem de prática e reencarnação de Karma Chags-med chegou ao mosteiro-filha de dPal-yul no Tibete Oriental, dPal-yul Dar-thang, fundada em 1850 e guiada nos primeiros anos por rGya-sprul Rinpoche (1830-1892) e seu sucessor, Ha-sprul Rinpoche (1852-1935). O aluno de Sprul, mChog-sprul Rinpoche (1894-1959), foi o abade de Dar-thang em minha juventude. Meu pai, Sog-po Tulku, foi um dos assistentes de lha-sprul e recebeu dele os ensinamentos do rnam-chos. Aos quatorze anos, tive a sorte de receber esses ensinamentos, por minha vez, de mChog-sprul Rinpoche.


Esta edição das obras coletadas de Karma Chags-med, composta por quase 2.400 títulos individuais, é baseada em uma edição de sessenta volumes originalmente produzida por dKar-bzang bsTan-dzin, um discípulo de Jam-dbyangs mKhyen-brtse Chos-kyi Blo- gros.

 

Somos gratos por termos sido capazes, nos últimos trinta e um anos, de publicar e distribuir livremente livros como esses. Não foi fácil de alcançar - o budismo ainda é pouco conhecido no Ocidente, e tivemos que fazer nosso trabalho sem apoio externo.

 

Esperamos que esta coleção e todas as nossas publicações sejam benéficas para a Sangha Tibetana.

Para que a Jóia Tripla possa durar muito em Jambudvipa, dedicamos esse trabalho meritório à libertação de todos os seres sencientes.

. . .

Para que a Jóia Tripla possa durar muito em Jambudvipa, dedicamos esse

trabalho meritório à libertação de todos os seres sencientes. ~ Tarthang Tulku Rinpoche

bottom of page